sábado, 20 de agosto de 2022

Tomando posse na Academia de Literatura Arte e Cultura da Amazônia-ALACA

Biografia do escritor e poeta Luís Sevalho

 

BIOGRAFIA DO ESCRITOR E POETA LUÍS SEVALHO

          Luís Alberto Lopes Sevalho (Luís Sevalho) é filho dos saudosos pais Celcino Gomes Sevalho e de Elígia Lopes Sevalho. Nasceu no dia 10 de novembro de 1960 no município de Tefé. Trabalhou no GOT - Centro de Artes das irmãs franciscanas de Maria e com catorze anos de idade tornou-se instrutor de artes industriais. Também foi vereador no seu município no período de 2000 a 2005.   

          Na cidade natal Sevalho escreveu dois livros em cordel, o volume 1 e o 2 do seriado “As Loucuras de Valcyzinho de Moraes”. O escritor também foi diretor fundador da Academia de Letras Ciências e Artes, ALCAT Tefé.       

          Em Manaus, escreveu o terceiro livro o Rio Profundo que significa Tefé. Escrito em quinze capítulos, foi vencedor do prêmio nacional pela Manauscult abrindo portas e reconhecimento ao escritor.

         Seu quarto livro, Contos Dramaturgias e Lendas Amazônicas teve a noite de autógrafos no dia 03/03/2022 em Tefé e dia 26/03/2022 em Manaus.

          Luís Sevalho é historiador escritor e poeta que representa com orgulho o município de Tefé. É como ele diz: - “Eu respiro Tefé”. Sócio da Associação dos Escritores do Amazonas – ASSEAM, membro da Academia de Letras do Brasil – ALB Secção Amazonas e patrono fundador da Academia de Literatura Arte e Cultura da Amazônia – ALACA, com cargo vitalício considerado imortal tefeense.